Sábado, 5 de Julho de 2008

Notícia de Abril de 2008

JUNTAS DE FREGUESIA PODEM TER PAPEL IMPORTANTE

 

Violência contra idosos é prioridade para o Ministério Público

 

A violência contra idosos foi um dos temas da reunião de ontem do Procurador-Geral da República (PGR) com os quatro Procuradores-Gerais distritais e outros responsáveis do MP. 

O gabinete de imprensa da Procuradoria adiantou à Agência Lusa que se tratou da primeira reunião mensal do género, depois do PGR, Pinto Monteiro, ter decidido, com o apoio dos Procuradores-Gerais distritais, da necessidade de se realizarem reuniões mensais para analisar questões relacionadas com o MP. A investigação sobre a violência sobre idosos tornou-se uma das prioridades para o Ministério Público. 

Além de Pinto Monteiro e dos quatro procuradores-gerais distritais, participaram na reunião o vice-PGR, Mário Dias Gomes, a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Cândida Almeida, os quatro directores dos Departamentos de Investigação e Acção Penal (DIAP) e alguns membros do gabinete do PGR. 

Além dos assuntos que foram suscitados pelos intervenientes na reunião (não é de excluir o caso da violência escolar), pretendia-se discutir neste primeiro encontro sobre idosos, a cooperação entre o Ministério Público e os demais intervenientes na área da Justiça e a informática.

 Recentemente, Pinto Monteiro sublinhou que «há mais de um ano que o Ministério Público vem alertando para a prioridade da investigação da violência», especificamente nas escolas e nos hospitais e sobre mulheres e idosos. 

Quanto à violência sobre idosos, o PGR sublinhou que se tratam de vítimas que «não têm voz», esclarecendo que «tem sido feito um esforço pelas (procuradorias) distritais (do Ministério Público)» para apurar os casos de agressão a idosos. 

Pinto Monteiro destacou que as juntas de freguesia podem ter um papel importante nestes casos de violência contra idosos, participando as situações ao Ministério Público. 

Este tipo de reuniões mensais, instituídas pelo PGR e que ontem tiveram a sua estreia já estão agendadas até Agosto.

 

 

in As Beiras, 2 de Abril de 2008,

http://www.adfp.pt/sartigo/index.php?x=2513

 

publicado por violenciasnosidosos às 16:43

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Consegue ver a Diferença?...

. Direitos Dos Idosos

. Notícia de Abril de 2008

. Notícia

. Reportagem feita na RPT e...

. Instituições que Ajudam a...

. Sinais de Alerta

. Factores de Risco

. Tipos de Violência exerci...

. Violência e a Terceira Id...

.arquivos

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds

blogs SAPO