Quarta-feira, 2 de Julho de 2008

Violência contra os mais velhos, Um lado escondido!

 Ola, chamo-me Sara Martins e sou aluna do Curso Tecnológico de Acção Social.

Decidi criar este blog, devido à minha àrea de específicaçao no curso, Apoio social,  e devido à problemática da violência contra os mais velhos, que embora ainda seja escondida aos olhos de todos, existe! 

Este blog nasceu com o intuíto de dar visibilidade a este problema social  e também abrir um espaço de discussão sobre o tema, apartir deste texto públicado.

Servirá para resposder a questões ligadas ao tema, pois todas as perguntas vão ser respondidas!

Para fazer as suas questões só tem que clicar no item que diz "comentar" e deixar a sua dúvida,que será respondida pela autora do blog no mesmo sitio.

Devido à importancia do blog peço a todos a colaboração tanto para comentar e deixar as vossas dúvidas como também peço a todos que divulguem o site...

 

publicado por violenciasnosidosos às 02:04

link do post | comentar | favorito
|
18 comentários:
De Angelica a 2 de Julho de 2008 às 02:33
ola, nao sei porque é que decidis-te dedicar t a esta problemtica mas fizes te muito bem pois cada vez mais se ouve falar na violencia nos idosos.
gostava de saber o que te levou a falar na terceira idade e na violencia
De violenciasnosidosos a 2 de Julho de 2008 às 13:10
como refer em cima, decidi fazer o blog porque faz parte de um projecto e tambem porque a violencia é uma problematica existente na sociedade de hoje mas que pouca gente fala, por varias razoes.
sempre que tiveres alguma duvida, fax o comentario que comovez eu respondo sempre...
De joana a 5 de Julho de 2008 às 12:23
sim... sara nao te preocupes o que depender de mim este blog será divulgado, nao sendo por seres kem es mas pela problematica dos idosos! arturmenta - me esta problematica!!!!
De violenciasnosidosos a 5 de Julho de 2008 às 16:11
Olá Joana ,
Obrigada por visitares o blog e obrigada por divulgares, acredita que é uma boa colaboração da tua parte.
Se esta problemática te atormenta , podes colocar as tuas questões , pois é esse o objectivo do blog.
Volta sempre.
De Silvia a 2 de Julho de 2008 às 19:10
Porque é que dizes que é uma coisa escondida?
De violenciasnosidosos a 3 de Julho de 2008 às 03:31
Ola silvia, obrigada por participares.
Se és uma adepta do telejornal, podes concluir que só ha pouco tempo é que se começaram a ouvir noticias relacionadas com violencia exercida sobre os idosos. Quando digo que é uma problematica escondida, refiro-me ao facto de acontecer com varias pessoas e inumeras vezes, mas de nao ser muito falada, por medo e ate por falta de informaçao por parte dos idosos e ate dos seus familiares ou cuidadores.
Espero ter-te esclarecido...
De RicardoN a 2 de Julho de 2008 às 22:21
Oi já divulguei,este projecto, no «Golfinho Alegre» (http://golfinhoalegre.blogspot.com). Boa iniciativa e que este projecto, tenha muito sucesso!Boa semana!
De violenciasnosidosos a 3 de Julho de 2008 às 03:38
Olá RicardoN, obrigada pela tua participaçao!
Desde ja te agradeço o facto de estares a divulgar o site no teu blog...Podes participar fazendo as tuas questoes...volta sempre.
De Mónica a 3 de Julho de 2008 às 14:52
ola, chamo-me Monica e gostava de saber quais sao as violencias que sao mais frequentes nos idosos...
Obrigada!
De violenciasnosidosos a 3 de Julho de 2008 às 22:49
ola Monica,

Existem varias formas de Violência, como a violencia psicologica, a violência fisica, existe tambem Violencia em forma de negligencia, onde se encaixam a privaçao das necessidades basicas, proibiçao dos cuidados de higiene, etc., tambem existe o abuso sexual, que embora muitas pessoas não saibam é considerado uma violência. Normalmente este tipo de violência acointece mais em pessoas idosos acamadas devido à sua situaçao.
Como ves existem varias formas de ser exercer violencia contra os mais velhos.
De Estela a 3 de Julho de 2008 às 15:39
ola sara sou a estela!!

axei muito interessante esta tua iniciativa, pois os idosos hoje em dia sofrem muito com a violencia e eu como tenhu um avo que para mim é muito especial vim aqui dizer que temos de nos juntar todos pois é muito mau que as pessoas sofram.

espero que esta tua iniciativa corra muito bem!

e ja agora o que devemos fazer quando descobrimos que ha pessoas que diariamente sao violentadas é porque as vezes so fazer queixa nao da resultado pk nem sempre quem faz a violencia nao deixa marca?? que fazer naste caso??

beijo obrigada

De violenciasnosidosos a 3 de Julho de 2008 às 22:59
Olá Estela ,


Quando desconfiamos que alguém é vitima de Violência, devemos sempre primeiro verificar se são meros acontecimentos ou se esses sinais de violência se prolongam por vários períodos de tempo. Se realmente houver factores e sinais que nos indiquem que existe violência, devemos dar conhecimento a instituições que tenham como finalidade prevenir e tratar destes casos, como por exemplo o caso da APAV , para que haja uma avaliação mais aprofundada do caso e um acompanhamento.
De Anónimo a 6 de Julho de 2008 às 22:39
olá sara, gostaria de saber quais os métodos que utilizas-te para cativar os idosos no teu estágio para as actividades por ti propostas ?

achei muito interessante abordares este tema pois cm dizes é um pouco "escondido" na sociedade , se souber de algum caso destes como posso proceder ? um beijo e boa sorte
De violenciasnosidosos a 6 de Julho de 2008 às 23:04
Olá
Em primeiro lugar quero-te agradecer por teres vindo visitar o meu blog, só tenho pena de não teres um nik .
Olha para cativar os idosos não há nada de especial, só tens que criar coisas novas, diferentes, praticas e dinâmicas . foi isso que eu fiz no meu estagio e acredita que os meus idosos não eram nada fáceis .
Houve já alguém que me perguntou isso, mas eu não m importo de responder de novo, se algum dia souberes que algum idoso e vitima de violência só tens que te dirigir à GNR OU PSP ou então ligares para linhas de apoio a vitima.
De Ana Castro a 7 de Julho de 2008 às 22:59
Acho este blog bastante importante, pois iniciativas como estas deveriam ser mais vezes tomadas... deveria existir mais pessoas preocupadas com o futuro dos idosos e com o mal que eles passam... Este blog ta 5estrelas e esclarece todas as duvidas e todas as dificuldades emcontradas quando falamos deste problema... discuçoes sobre este tema deveriam ser mais vezes faladas para que nos possamos apreceber do "GRANDE PROBLEMA" que aparece e surgue em volta deste assunto.....
De frederico a 13 de Julho de 2008 às 16:30
EIS UM BLOG INTERESSANTE QUE RETRATA UM DOS GRANDES PROBLEMAS DA SOCIEDADE DE HOJE-A VIOLENCIA PARA COM AS PESSOAS DA TERCEIRA IDADE. ESTE BLOG ALERTA PARA OS PERIGOS QUE TODOS IDOSOS CORREM E POR ISSO CONSIDERO-O COMO UM BEM ESSENCIAL! QUERIAR DAR APENAS OS PARABENS A FUNDADORA PORQUE FEZ UM EXCELENTE TRABALHO!!!
De catarina a 12 de Janeiro de 2010 às 20:42
Olá Sara! Gostei muito da tua iniciativa, eu também a> frequentei o curso tecnológico de acção social, e também a> na área de Apoio Social, em que o meu projecto tratava se d'A Solidão na Terceira Idade..
Sei que muitos idosos sofrem de violência , por muita gente, mas o que mais me irrita, é porquê a família fazer o mesmo?? Acho isso uma falta de carinho e de compreensão , porque mais tarde ou mais cedo, eles vão ser idosos também a> ...
Agora, diz-me, o que estas a pensar fazer mais, além da divulgação deste blog?
Parabens pela tua iniciativa...tens todo o meu apoio...
De Anónimo a 14 de Dezembro de 2012 às 18:31
O meu nome é Américo de Sousa.Sou natural de Rio Meão/Santa Maria da Feira.Tenho uma irmã que se
chama Luiza de Sousa, tem 75 anos,vive sózinha em Riomeã,rua das Figueiras.Não é tola, sabe ler, sabe escrever,sabe contar,mas...é uma pena.Não tem juizo.Há mais de 12 nos que é vitima de todas as formas de violênia:fisica incluindo sequestro, psicológia incluindo ameaças de todos os tipos e roubo.Por ter assistido ao funeral da minha falecida esposa(31/07/2012) foi violentamente socada dos olhos e cana do nariz,por um ou dois irmãos.Esses mesmos passado pouco mais de um mês,levaram-na de carro e roubaram-lhe
cerca de 120.000 Euros que possuia na C.G.D em RioMeão.Há dias ,11/12/2012 ,encontrei-a sequestrada com um cadeado no portão.Não querem que ela vá à rua nem que os vizinhos a visitem.Claro que rebentei o cadeado ( de cães) que prendia o portão e rebentei igualmente o cancelo.A casa é de todos herdeiros.
Em Setembro deste ano tentei apresentar queixa na GNR de Santa Maria de Lamas.Um Sr.agentre de nome Tony,falou,falou,falou...e mandou-me às malvas. Abençoado seja. Amén
Preparam-se agora para sob coação lhe apanharem o resto.O grosso já foi,cerca 500.000 Euros.Já só
falta um bocadito de terra e é o resto.Depois malha com os ossos na lama.
Na eventualidade de alguém ler este relato e apelo, rogo caso esteja habilitado para intervirque o faça para salvaguarda da condição humana.Tem um há 16 anos cão,chamado Sebastião, que vive um milhão de vezes melhor que a minha irmã.É fácil de localizar
e em RioMeão toda a gente a conhece.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Consegue ver a Diferença?...

. Direitos Dos Idosos

. Notícia de Abril de 2008

. Notícia

. Reportagem feita na RPT e...

. Instituições que Ajudam a...

. Sinais de Alerta

. Factores de Risco

. Tipos de Violência exerci...

. Violência e a Terceira Id...

.arquivos

. Julho 2008

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds

blogs SAPO